top of page
Astronomia Adamantinense
encontro-astronomia.jpg

Associação Adamantinense de Astronomia

Comum na Antiguidade, a atividade de contemplar as estrelas ganha cada vez mais adeptos, que observam a composição de elementos como asteroides e cometas, passando por planetas e galáxias. Em Adamantina, um grupo amante da astronomia se formou visando a criação de uma associação, que, além de trocar experiências, objetiva despertar o interesse pelo cosmo.
Neste período de buscar mais conhecimento o adamantinense conheceu a Asaum (Associação de Astronomia Unificada de Mariápolis), que há mais de 20 anos é referência regional no assunto.
“Desde quando frequento a Asaum, sempre tive vontade de ver algo do tipo em Adamantina. E, gostaria de fazer uma recomendação para quem nunca visitou a associação de Mariápolis: são pessoas incríveis e com uma longa história na área, vão se surpreender”.
Em Adamantina, o grupo possui 29 integrantes, mas está aberto para quem possui interesse ou deseja conhecer mais sobre a astronomia. “A associação ainda está no começo. Como não temos local definido para os encontros, vamos realizando em casa. As reuniões são para conversarmos sobre o tema, troca de ideias e fazer observações dos astros”.
O nome provisório é Aadastron (Associação Adamantinense de Astronomia). “É um grupo de interessados pelo assunto, não somos profissionais na área, buscando sempre aprender”, ressalta Filgueira.
A Associação possui uma página no Facebook e um perfil no Instagram: @Aadastron.
WhatsApp-Image-2021-09-25-at-14.34.32.jpeg
Amantes da astronomia se uniram e iniciaram a criação de uma associação, que, além de trocar experiências, objetiva despertar o interesse pelo cosmo.
O grupo possui 29 integrantes, mas está aberto para quem possui interesse ou deseja conhecer mais sobre a astronomia.

“É um grupo de interessados pelo assunto, não somos profissionais na área, buscando sempre aprender”, ressalta Filgueira.

A Associação possui uma página no Facebook e um perfil no Instagram: @Aadastron.
WhatsApp-Image-2021-09-25-at-14.16.33.jpeg
marcos-pontesjpg140352859053a8258edf6d4.jpg

Astronauta visita Adamantina em evento sobre astronomia

Marcos Pontes participa do encerramento do Encontro Erea.

marcos_pontes4.jpg

Astronauta e Ministro Marcos Pontes

Adamantina recebeu o nosso astronauta brasileiro no 51º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea). Quando o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, esteve presente e participou do encerramento das palestras e oficinas.

Os participantes encontram no local palestras com especialistas e podem participar de workshops, como a montagem do galileoscópio, popularmente conhecido como luneta, além da construção de foguetes de garrafa pet e comparar os tamanhos dos planetas e do sol, usando materiais de baixo custo. Haverá também sessões com o planetário inflável.

Para o astrônomo João Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o encontro tem a missão de debater e compartilhar práticas voltadas ao ensino da área e divulgar o valor dessa ciência em âmbito regional. “Queremos realizar ainda uma integração entre educadores, pesquisadores, estudantes e astrônomos”, diz.

“Por meio do encontro, serão apresentados métodos práticos de ensino de disciplinas, uma vez que a maioria dos educadores não aprende esses conteúdos nos cursos de graduação. Nessa oportunidade, será possível conhecer astrônomos renomados e aprofundar, ainda mais, os conhecimentos”, fala a coordenadora local do Erea, Jovina Saunite.

O encontro é realizado no Auditório Miguel Reale, no campus II, das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Delegacia de Ensino e a instituição de ensino superior.

Serviço – O anfiteatro fica na Avenida Francisco Bellusci, nº 1.000, em Adamantina.

333222170ab9edca4785c39f55221fe7.jpg
Professores de escolas públicas e particulares da região de Adamantina participam de oficinas práticas sobre astronomia, astronáutica, ciência e tecnologia na tarde desta terça-feira, 2, durante o 51º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA).
Foto de Daniel Torres
 
10199-768x528.jpg
Encontro Regional de Astronomia capacita professores em Adamantina
download (5).jfif
51º Encontro Regional de Ensino de Astronomia
Ocorrido em Julho de 2014

Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) – Via de Acesso Francisco Bellusci, 100, Adamantina, SP
download.jfif
51º EREA – Adamantina 
download (1).jfif
51º EREA – Adamantina - Img 2
cd19a98c7a9f5145719ea7ffdd49dc93.jpg
Lua
245718733_3038672176379311_8152392725440065428_n.jpg
De olho no Céu
D_NQ_NP_702162-MLB46464930498_062021-O.webp
Telescópio Refrator Vega 70mm Az2 
Jupiter_gany.jpg
Júpiter
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol.
Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso, junto com SaturnoUrano e Netuno. Estes quatro planetas são por vezes chamados de planetas jupiterianos ou planetas jovianos, e são os quatro gigantes gasosos, isto é, que não são compostos primariamente de matéria sólida.
Lua Cheia
L U A 
Noite de observações no parque Caldeira em 18.12.2021
Mesmo com tempo nublado foi possível observsar vênus, júpiter, Saturno e a lua. 
Foto gentilmente postada por Vitor Rafael

Olááá! Possui fotos ou vídeos interessantes em casa e quer postar aqui no Museu?

Mande pra gente no e-mail contato@muvia.com.br .

Suas fotos vão ser analisadas pelo Curador do Museu e logo estaremos postando com a sua referencia ou autoria das fotos sendo preservada. Desde já agradecemos.

Equipe do Museu Muvia .

As Fotografias ou vídeos aqui expostas foram extraídas de postagens feitas por integrantes do "Grupo Somos Nós de Adamantina" no Facebook e outras foram encontradas na Internet.  Se por acaso alguma delas não respeitar os seus direitos autorais ou de imagem por favor entre em contato conosco para a removermos desta coleção. Ou, se conhecer a autoria, por favor, nos informe para darmos o devido crédito.

Nosso e-mail: contato@mada.org.br .Obrigado.

bottom of page