The Full Story
about
Fleurides
Escola Fleurides por dentro
Pátio interno do Fleurides
Quadra coberta, pátio interno
Profa Fleurides Cavallini Menechino
2º Grupo Escolar de Adamantina
Carteira de Estudante - aluno do Fleurides
Esquina com a rua de baixo, da Escola Fleurides
Apresentação Escolar Fleurides
Platéia na Apresentação Fleurides
Apresentação dos alunos
Coreografia
Apresentação Dança
O motorista que levava até o Fleurides era o Tio Wilson
Apresentação Fadas
Desfile da Escola Fleurides
Aluna no desfile
Faixa com Frase de Mario Lago, no desfile Fleurides
Como diz na faixa: A Escola Fleurides foi criada em 07 de agosto de 1950, com a denominação de 2º Grupo Escolar
Em 1963 mudou-se para onde é hoje o E.E.Helen Keller denominando-se Grupo Escolar Ginásio. Na década de 1970 passou para o prédio atual devido à demanda.
O Desfile conta a história da Escola Fleurides através do tempo
Alunos do Fleurides
Alunos que ganharam medalhas esportivas
O portão da parte de baixo do Fleurides
Campanha de Coleta de lixo, com alunos e professores
Fleurides e Helen Keller
Um breve relato sobre a troca dos prédios dessas Unidades Escolares.
Colégio Estadual em 1964, atual Escola Estadual Fleurides Cavalini Menechino
(Reprodução: Livro Reviver Adamantina/João Carlos Rodrigues).
“O tempo não comprou passagem de volta.
Tenho lembranças e não saudades.”
(Mário Lago)
Em um passado não tão distante, elas já ocuparam os prédios uma da outra, ou seja, a escola Fleurides se localizava onde hoje é a Helen Keller e oposto também ocorria.
Colégio Estadual e Escola Normal, na esquina da Rua Arno Kieffer com a Avenida Rio Branco. Iniciou as aulas em 1953 (Reprodução: Livro Reviver Adamantina/João Carlos Rodrigues).
Ampliação do Colégio Estadual em 1964, atual Escola Estadual Fleurides Cavalini Menechino
(Reprodução: Livro Reviver Adamantina/João Carlos Rodrigues).
Segundo Grupo Escolar em 1951,
instalado na atual Paróquia Nossa Senhora de Fárima
(Reprodução: Livro Reviver Adamantina/João Carlos Rodrigues).
A EE Fleurides Cavallini Menechino, foi criada e instalada em 1951, com a denominação de 2º Grupo Escolar de Adamantina, no local onde hoje temos a Igreja Matriz de Nossa Sra. de Fátima. Seu primeiro Diretor foi o Sr. Hélio de Almeida Catojo e seu Vice-diretor o Sr. Armando Tramontina. Em 1962, o GE então transferido um novo prédio, construído entre as Alamedas Navarro de Andrade (atual Bráulio Molina Frias), Fernão Dias (atual Jarbas Bento da Silva), onde atualmente se localiza a EE Helen Keller.
Corpo docente do 2º Ginásio Estadual. Ao centro o diretor Hélio de Almeida Catojo e professores Hermínio de Aquino e Antônio Sendão Garcia
(Reprodução: Livro Jubileu de Ouro Adamantina/Cândido Jorge de Lima).
Quanto a EE Helen Keller, foi criada e instalada em 13 de março de 1953, com a denominação de Ginásio Estadual de Adamantina. Funcionando provisoriamente em salas do 1º Grupo Escolar (Atual EMEF Navarro de Andrade). Com o término das obras, o Ginásio Estadual foi transferido para o seu novo prédio, onde hoje se localiza a EE Fleurides Cavallini Menechino, tendo a Profa. Noêmia Bueno Valle como sua Diretora. Com a criação do Curso Normal, sua denominação passou a ser Instituto de Educação Estadual de Adamantina.
No início da década de 1970, e com o aumento da demanda de alunos para os anos iniciais, houve a troca dos prédios, para melhor acomodar os alunos. Segundo relatos de ex-alunos da época, a troca não foi tão bem aceita.
Muitos pais, alunos e professores a questionaram, mas ela mesmo assim se efetivou.
Desde então, nunca mais a troca se desfez, e para as atuais gerações que estudaram nesta ou naquela escola fica a informação, já para as gerações que vivenciaram tudo isso, ficam as “lembranças do outro lado da rua”.
Tiago Rafael dos Santos Alves (historiador).
Adequação da Escola Fleurides é aprovada e liberará prédio do CEFAM para receber a FATEC.
Melhorias têm como objetivo implantadação da a FATEC
(Faculdade de Tecnologia). (Foto: Radio Life fm / Folha Regional/Cedida)
Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, em sessão realizada na noite de ontem (segunda-feira) o Projeto de Lei nº 30/2017, enviado pelo Poder Executivo, que autoriza a Prefeitura de Adamantina investir R$ 42.083,44 em obras de reforma e adequação de parte do prédio da EE Fleurides Cavallini Menechino para que fique apta a receber a “Rede do Saber”.
As melhorias na escola estadual têm como objetivo possibilitar a transferência de toda a estrutura do referido projeto e a consequente desocupação do prédio do antigo CEFAM (Centro de Formação do Ensino Médio) onde será implantada a FATEC (Faculdade de Tecnologia).
Os vereadores inclusive aproveitaram a discussão da iniciativa para destacarem a importância da implantação e início do funcionamento da FATEC no município, previsto para janeiro ou fevereiro de 2018.
“Somente depois da desocupação e transferência do prédio do CEFAM, que será feito o levantamento das obras necessárias para torná-lo sede da Faculdade de Tecnologia”, informou a Prefeitura.
Olááá! Possui fotos ou vídeos interessantes em casa e quer postar aqui no Museu?
Mande pra gente no e-mail contato@muvia.com.br .
Suas fotos vão ser analisadas pelo Curador do Museu e logo estaremos postando com a sua referencia ou autoria das fotos sendo preservada. Desde já agradecemos.
Equipe do Museu Muvia .
As Fotografias aqui expostas foram extraídas de postagens feitas por integrantes do "Grupo Somos Nós de Adamantina" no Facebook e outras foram encontradas na Internet. Se por acaso alguma delas não respeitar os seus direitos autorais ou de imagem por favor entre em contato conosco para a removermos desta coleção. Ou, se conhecer a autoria, por favor, nos informe para darmos o devido crédito.
Nosso e-mail: contato@muvia.com.br .Obrigado.