Feiras Livres de Adamantina
Feira Livre
Pátio da Estação Ferroviária
Às quartas e sextas-feiras, o funcionamento é das 14h às 18h.
E aos domingos das 6h às 10h.
Som de Feira Livre
Feira Pátio da Estação
Uma tradição que se mantém, mesmo nas grandes cidades, ir à feira tem uma mistura de variedade de alimentos com o local de encontro com os amigos. O tempo foi passando, mas quem é que não gosta de fazer suas compras ao ar livre, mesmo que tenha de estar se desviando dos tradicionais carrinhos de feira e de pessoas com sacolas cheias.
Ir à feira é um passeio, ver o serviço que nossa mãe natureza nos presta fornecendo alimentos de qualidade, e além de toda essa possibilidade, temos a praça de alimentação, onde o pastel é sempre um dos grandes atrativos. O tamanho e a forma com que as feiras acontecem variam de cidade para cidade, em São Paulo, por exemplo, ela [a feira] é cantada, os feirantes gritam oferecendo seus produtos e brincando com os fregueses, e apesar da dimensão da cidade a tradição se mantém, o fim da feira é aguardado por aqueles que adoram uma boa pechincha [redução de preços], além desse fato nada melhor que um bom pastel e o tradicional caldo de cana. Em Adamantina não é diferente, nossa reportagem visitou a feira livre que fica no pátio da estação, pudemos constatar que mesmo com a falta de chuva, a natureza mostra sua força e nos fornece alimentos de qualidade, as fotos comprovam isso. Tanto na quarta-feira, quanto no domingo, a feira conta com uma boa praça de alimentação e também com brinquedos para as crianças se divertirem. Muitos dos feirantes são pequenos produtores rurais, que se deslocam de suas propriedades para nos oferecer alimentos que muitas vezes foram colhidos horas antes, sendo essa mais uma razão para prestigiarmos essa atividade que garante produtos de qualidade para nossa mesa.
​
​
​
​
​
​
​
Aspectos da Feira Livre de Adamantina de 1940
Essa feira era localizada na esquina da Al. Dep. Sales Filho x Al. Santa Cruz, em frente onde funcionou a fábrica de colchões Pulman Carioca e onde atualmente existe uma agência dos Correios. Na primeira foto se vê a Igreja Presbiteriana de Adamantina, uma das mais antigas da cidade e que ainda existe.
Feira Livre aos domingos no pátio da antiga Estação Ferroviária
A Feira Livre da Estação é realizada todos os domingos no Pátio da antiga Estação Ferroviária
Legumes & Frutas
Feira livre no Pátio da antiga Estação Ferroviaria realizada todos os domingos
Maçã
Grãos & Alho
Batatas, Bananas...
Banana, Mamão
Coco, Mamão, Beterraba
Abóboras, Abobrinhas, Pimentões, Tomates...
O Patio da Feira Livre da Estação Ferroviária tem Facebook:
Pátio Da Feira Livre
Feirantes
Garapa & Pastel
Caldo de Cana
Feirantes
Fonte: Pátio Da Feira Livre
Indígenas na Feira Livre de Adamantina
Fui conhecer o trabalho do grupo índigena que está no Pátio da Feira Livre em Adamantina. Eles são do Paraná e viajam de cidade em cidade, em busca de vender seus produtos artesanais, produzidos com palha. São de qualidade e bem feitos. Fica o convite! Vale a pena conhecer o trabalho deles. Os preços variam entre R$ 10 e R$50.
Noriko Saito
do Grupo de facebook: Pátio da Feira Livre Adamantina
Artefatos Indígenas à venda na Feira Livre realizada no pátio da antiga estação ferroviária, todos os domingos.
Feira Livre
Praça Prestes Maia
Local do antigo Almoxarifado Municipal, hoje funciona como Pátio da Feira Livre, com várias barracas onde a população se delicia com salgados em geral e também um local de descontração para caminhadas.
Coisas de Adamantina
Especialidade da culinária adamantinense: o delicioso Porco Espinho, que você poderá encontrar a receita em nossa página " Culinária - Ler Delícias "
Ao redor das barracas vários carros de feirantes com produtos fresquinhos
Foto gentilmente cedida por Gustavo Martins
Amigos e familiares, ninguém resiste ao bom pastel de feira, que encontramos nestas barracas.
Foto gentilmente cedida por Roseli Miguel Arjonas
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​